A UNIFATEB, possuindo aproximadamente 12.000 m² de área construída, está localizada na área central de Telêmaco Borba - além de possuir três unidades em cidades da região, Tibagi, Ortigueira e Reserva. No polo principal, o Centro Universitário comporta todas as instalações administrativas, Centro Laboratorial de ponta com 3.500 m², envolvendo recursos tecnológicos em todas as áreas de uso, inclusive simulações realísticas. Espaço vibe para convivência dos alunos, biblioteca completa, quadra poliesportiva, academia, lanchonete, salas de convenções, mais de 60 salas de aula e espaço SERFATEB para apoio psicológico, jurídico e odontológico à comunidade.
Conheça nosso Campus
Biblioteca
Biblioteca Prof. Mansueto Poltronieri
Tem como principal objetivo possibilitar aos seus usuários o acesso à informação, ampliando, dessa forma, sua participação qualitativa em todas as instâncias dos processos sociais, culturais e educacionais atendendo as funções de pesquisa, ensino e extensão.
Técnico em Laboratório: Engº Mateus Tavares de Queiroz
Técnica em Laboratório: Engª Katia de Pinho Silva
O Centro universitário UNIFATEB possui um complexo laboratorial completo e inovador o qual conta com espaços destinados a prática acadêmica em diversas áreas de conhecimentos, proporcionando atividades experimentais de ensino, pesquisa e extensão.
O Laboratório de Anatomia da UNIFATEB serve de apoio para o ensino e aprendizagem a todos os cursos da área da saúde. As aulas são proferidas nas dependências do laboratório e podem acontecer de forma teórica e/ou prática. Desta forma, o estudante obterá conhecimentos anatômico integrado de forma prática e contextualizada, olhando para o ser humano como um todo.
Laboratório Hospital Simulado
É um espaço destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão focadas em atividades práticas, utilizado por discentes e docentes dos cursos da Saúde da UNIFATEB. Tem como objetivos fornecer espaços adequados às práticas, subsidiar diferentes unidades curriculares e extracurriculares para atividades pertinentes e introduzir os discentes em atividades práticas voltadas às habilidades técnicas e comportamentais exigidas aos profissionais desta área.
Laboratório Habilidades Cirúrgicas
O Laboratório representa uma alternativa de apoio pedagógico, atuando como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidades com o paciente. Neste espaço os acadêmicos dos cursos de medicina e enfermagem da UNIFATEB conhecem as normas de comportamento no centro cirúrgico, aprendem a utilizar os instrumentos e técnicas de assepsia e antissepsia, além de estudar procedimentos cirúrgicos diversos.
Laboratório de Morfofisiológico
O Laboratório Morfofisiológico oferece aos alunos equipamentos para estudos, envolvendo um monitor touch para visualização de imagens através de software específico de ensino anatômico que possibilita a visualização e estudo de imagens médicas, dissecação e estudo da anatomia humana. Além disso, é totalmente interativo, tratando-se de uma solução completa e intuitiva para análise detalhada do corpo.
Laboratório Microscopia
Espaço didático que serve de apoio aos estudantes por meio da disponibilização de equipamentos de práticas destinados ao estudo e análise microscópica de lâminas prontas de citologia, histologia, embriologia e patologia, aprimorando a formação básica do acadêmico.
Laboratório de Multidisciplinar
Tratando-se de um Laboratório Multidisciplinar, é destinado ao ensino dos conteúdos de - Fisiologia e Farmacologia - Bioquímica e Biologia Celular - Microbiologia e Imunologia. Além disso, os conteúdos tratados nos espaços das tutorias, nas Unidades Curriculares, terão parte de suas práticas nesses laboratórios, onde também serão trabalhados de forma integrada pelos professores.
Laboratório de Odontologia
Contamos com o que há de mais moderno para que nossos acadêmicos possam usufruir de um espaço onde aprendem na prática as teorias trabalhadas em sala de aula. Todos os laboratórios do Centro Laboratorial estão equipados para atender todos cursos da UNIFATEB.
Laboratório de Simulação Realística
Estruturas que permitem que os alunos adquiram novos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos em cenários seguros A simulação realística é uma poderosa ferramenta pedagógica no ensino em saúde, pois propicia a vivência de vários cenários simulados da vida real dos profissionais de saúde, transformando a teoria em prática e provocando a imersão em um ambiente estruturado para o ganho educacional de forma exponencial. Nossos laboratórios contam com manequins de alta fidelidade, que reproduzem as condições fisiológicas normais e anormais de um paciente. Nestes manequins, é possível a criação de diversas situações em que os estudantes podem interagir entre si e com o paciente simulado, elaborando raciocínios clínicos.
Ossário
Contamos com uma grande diversidade de peças anatômicas para que nossos docentes preparem as melhores experiências no que se refere ao estudo da anatomia humana.
A instituição considera a acessibilidade como princípio fundamental de seu projeto institucional.
Neste sentido suas instalações foram concebidas de acordo com a legislação nacional, para garantir as condições necessárias de acesso aos espaços físicos e aos serviços educacionais ofertados .
Temos também um Núcleo de Acessibilidade e Inclusão que implementa estratégias que garantam o acesso, a permanência, a aprendizagem e a busca pelo sucesso destes alunos na IES.
É de responsabilidade deste núcleo propor ações e criar políticas para transpor as principais barreiras em relação aos diferentes tipos de acessibilidade.
Acessibilidade atitudinal: diz respeito ao comportamento das pessoas sem preconceito, esteriótipos, estigmas e discriminaçao. Propondo palestras informativas, formação continuada para os professores e toda a comunidade institucional, bem como diálogo e orientação as famílias e responsáveis.
Acessibilidade arquitetônica: promover a adequação dos espaços físicos da IES extinguindo as barreiras físicas e ambientais. Propondo adequação as escadas, rampas, instalação de corrimão, referêncial visiual, piso tátil, informações em braille, para que qualquer pessoa tenha acesso a qualquer ambiente físico, bem como propor a adequação do mobiliário.
Acessibilidade metodológica: também conhecida como acessibilidade pedagógica e está ligada as metodologias de ensino. Propor adaptação aos computadores para melhorar e facilitar o acesso, auxílio técnico no processo de inclusão, orientar os professores a promoverem processos de diversificação curricular, utilização de recursos para viabilizar a aprendizagem do acadêmico, entre outros.
Acessibilidade instumental: superar as barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudos.
Acessibilidade pragmática: eliminar as barreiras presentes nas políticas públicas, promovendo informações a toda a comunidade acadêmica a respeito das legislações vigentes.
Acessiblidade nas comunicações: eliminar as barreiras da comunição interpessoal, propondo a contratação de intérpretes de libras, audidescrição nos vídeos e imagens.