Falar sobre inovação no mercado de trabalho nos dias de hoje é quase uma regra. A tecnologia atinge as mais diversas áreas e traz muitos avanços para as profissões. Na odontologia não seria diferente e esse será o nosso tema de hoje.
Muitas novidades chegaram para os profissionais nos últimos anos e a área da odontologia teve avanços enormes para facilitar o trabalho dos dentistas e os tratamentos dos pacientes.
Dentre as inovações mais recentes, é possível encontrar as impressões 3D, a anestesia eletrônica e a cirurgia guiada. Então, para entender um pouco mais sobre esse assunto, é só continuar a leitura!
A tecnologia nos tratamentos odontológicos
Os avanços tecnológicos trazem impactos grandiosos e muito úteis para a área da odontologia. Já parou para pensar em como os aparelhos dentais eram e como evoluíram ao longo desses anos? E na evolução dos procedimentos para remover cáries?
Hoje em dia esses procedimentos se tornaram mais fáceis de serem resolvidos e com materiais e ferramentas muito melhores. Além disso, as inovações que chegam ao mercado da odontologia trazem muitos benefícios e melhoram muito a experiência dos pacientes em seus tratamentos.
Dentre os benefícios, é possível destacar a precisão dos resultados, a redução da dor, tratamentos mais eficientes, mais conforto e comodidade, assim como a maior satisfação com os resultados alcançados.
4 inovações importantes para a odontologia
Para que você conheça algumas dessas inovações, listamos quatro avanços importantes e que são tendência no mercado odontológico. Confira abaixo:
As impressões 3D se popularizaram nos últimos anos e estão presentes em muitas áreas diferentes, inclusive na odontologia. Atualmente, elas têm como principais finalidades:
Além de criar esses modelos odontológicos e cirúrgicos, as impressões 3D também servem para planejar o pós-operatório dos pacientes, por exemplo. Por ter um custo mais alto, pode demorar a chegar aos consultórios menores, mas é uma grande inovação e tendência da área.
Inovações no que se refere às cirurgias, para torná-las mais práticas tanto para os pacientes, quanto para os dentistas, não param de surgir. Uma das possibilidades é o ultrassom cirúrgico. Esse método tem como principal objetivo tornar os procedimentos mais leves e menos invasivos.
Por deixar o tratamento mais localizado na área que é necessário, a recuperação costuma ser mais fácil. Geralmente é utilizado nas seguintes situações:
Ir ao dentista sempre teve o estigma de dor e sofrimento, o que faz muitas pessoas terem medo dos procedimentos que precisam fazer. Para ajudar nisso, as anestesias são fundamentais e estão presentes em vários tratamentos odontológicos.
Acontece que algumas anestesias também podem doer. A solução desenvolvida para isso é a anestesia eletrônica, que permite ao dentista uma aplicação muito mais precisa da quantidade de anestésico. Além disso, ao aplicar de forma lenta e suave, os possíveis desconfortos e dores são reduzidos.
Outra grande inovação na área da odontologia é o desenvolvimento da cirurgia guiada. Você já ouviu falar sobre esse método? Essa é uma solução para fazer implantes dentários por meio de um software de computador.
Esse sistema planeja todo o procedimento e é feito sem cortes e sem pontos. Dessa forma, de maneira virtual, os implantes são posicionados com mais precisão e segurança. Isso gera resultados ainda melhores para os pacientes que buscam esse tratamento.
Cada um desses avanços gera melhoras significativas para os profissionais da área. E aí, qual outra inovação no setor da odontologia você conhece? Conte para a gente!
© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.