Para alcançar novos lugares dentro do mercado de trabalho, se especializar é muito importante. Afinal, dessa forma você adquire mais conhecimento sobre a área e começa a trilhar o caminho para se tornar um expert no assunto. Porém, você já se perguntou: devo fazer um curso técnico ou uma graduação?
Essa dúvida surge para muitas pessoas. Existem inúmeras possibilidades diferentes de cursos técnicos e graduações e cada uma dessas opções têm características específicas que podem te ajudar a escolher uma ou outra.
Para te ajudar a entender melhor sobre cada uma delas e, assim, conseguir escolher a que mais se adequa ao que você precisa, é que a UNIFATEB está aqui hoje.
Boa leitura!
Como é uma graduação?
A graduação ou faculdade, como é popularmente conhecida, é um curso de nível superior. Esse curso só pode ser feito por quem já concluiu o ensino médio. Existem cursos de diversas durações, com uma média de 4 anos de estudos.
Durante a graduação, você tem acesso aos conhecimentos teóricos e práticos da área que escolheu estudar. Aqui, o principal objetivo é formar profissionais com capacidade crítica e reflexiva.
Assim que você finalizar a graduação, pode seguir direto para o mercado de trabalho. Mas para quem gosta da área de pesquisa, também é uma alternativa. A partir daqui, o estudante pode continuar se especializando com mestrados, doutorados, entre outros.
Quais as vantagens da graduação?
Existem várias vantagens para quem decide por uma graduação. Dentre elas, está o maior aprofundamento nos conteúdos teóricos do curso. Além disso, é possível destacar:
E o curso técnico?
Já o curso técnico é um curso de nível médio e tem uma formação voltada para profissões específicas. Assim, o seu objetivo principal é de qualificar o estudante para que ele entre imediatamente no mercado de trabalho.
Para que isso seja feito de forma efetiva, a maioria das matérias dos cursos técnicos são práticas. Esse tipo de curso pode ser feito junto ao ensino médio ou após a conclusão dessa etapa.
Os cursos técnicos podem ter durações variadas, mas não ultrapassam 3 anos de estudos.
Quais as vantagens do curso técnico?
A primeira vantagem que podemos destacar é a curta duração, isso faz com que sua formação seja mais rápida e logo você já pode se colocar à disposição do mercado de trabalho. Mas é possível destacar também:
E como escolher o melhor para mim?
Ao entender as especificidades de cada modalidade de curso e o seu intuito a curto e longo prazo, cabe a você escolher o que melhor se adequa a sua rotina, às suas vontades e a suas expectativas profissionais.
Para quem deseja um conhecimento maior e mais detalhado sobre uma área, a graduação é a melhor opção. Ela que vai dar toda a base teórica para a sua construção profissional.
Agora, se você quer entrar no mercado de trabalho o quanto antes, fazer um curso técnico te dará o embasamento prático necessário e em um período mais curto que uma graduação para que você comece a trabalhar.
Se ainda assim você continua com dúvida, a gente tem uma dica: aqui na UNIFATEB você encontra cursos técnicos e graduações de qualidade e uma delas pode ser a que mais combina com você.
Entre no nosso site e conheça os nossos cursos.
UNIFATEB: Inovar é transformar a sua história!
© 2022 UNIFATEB - CNPJ: 00.904.138/0001-15 | Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.